Dia de Ação de Graças se transformou na tradicional “Missa das Verduras”

Na próxima quinta-feira 27 de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial de Ação de Graças. A Paróquia Santa Teresinha de Lisieux em Guaraituba – Colombo, celebra a Missa do dia de Ação de Graças distribuindo verduras e frutas aos fiéis participantes.

Nesta edição a festa será em dose dupla, pois o padre Hildo Ferrarini, que foi o idealizador e fundador da Missa das verduras está comemorando Jubileu de Ouro, 50 anos de sacerdócio e irá presidir a Celebração.

 

 

Uma história de solidariedade

Tudo começou em 1998, quando o então pároco missionário Padre Hildo Afonso Camilo Ferrarini (Congregação Passionista), teve a ideia de comprar, alguns quilos de frutas e verduras para, no término da Missa abençoar e distribuir aos fiéis. Alguns agricultores que participaram da Celebração e sentiram a importância do gesto, propuseram então doar as verduras para a Missa do ano seguinte.

A cada ano, a Celebração tem se tornado mais participativa e os agricultores foram aumentando as doações a ponto de alguns reservarem áreas exclusivas destinadas ao para oferecer no dia de Ação de Graças.

Um dos agricultores, Sr. Faustino Lunardon que participa há 17 anos, fará a doação de mil, setecentas e vinte cabeças de repolho.

Outros agricultores, comerciantes de diversos ramos também contribuem com doações generosas para o gesto solidário. Os alimentos são levados pelos participantes e partilhados principalmente com os mais necessitados.

O prazer dos doadores aumenta ao saberem da alegria dos fiéis que recebem os alimentos abençoados no final da Celebração, frutos do digno trabalho e suor de seus rostos.

A tradição salutar de Ação de Graças, com a Missa das Verduras tem se mantido sob o comando do novo pároco Padre Mário Porfírio Ferreira – CP numa demonstração de fé, por entender que: “Quando os fiéis partilham a doação, a solidariedade, o respeito e a fraternidade, percebe-se que um mundo de paz ainda é possível”.

 

Por:
Diácono Osmar Vieira
DRT/PR – 4975

 

Autor: Comunicação
Tags