Curitiba será a sede do 2º MUTICOM Paranaense

A cidade de Curitiba foi escolhida para sediar em 2017 o 2º Muticom Paranaense de Comunicação do Regional Sul II. O anúncio foi feito durante a celebração de encerramento do 1º Muticom, realizado em Guarapuava/PR, entre os dias 23 e 25 de Outubro de 2015.

Bastão MutiComPR 2016 em CuritibaO coordenador da PASCOM da Arquidiocese de Curitiba, Antonio Kayser, sabe dos desafios mas está feliz com o reconhecimento do Regional Sul II. “Nos últimos anos trabalhamos incansavelmente pela formação e desenvolvimento da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Curitiba. Proporcionamos formações técnicas e práticas para os agentes da Pascom e sabemos que isso também influenciou na escolha por nossa cidade. Que Deus nos abençoe nesta missão e organização”, afirmou entusiasmado.

Mesa redonda

O 1º Muticom aconteceu na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe e foi um sucesso. Entre as diversas atividades realizadas, a última palestra reuniu profissionais de renome na manhã de domingo (25). A Professora Níncia Borges Teixeira, do Unicentro, pós doutora Professora Níncia Borges Teixeirapela UFRJ e Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita de Filho (2005), foi a primeira a falar sobre o tema Mídias, educação e formação: caminhos para a cidadania e foi enfática ao dizer que a igreja sempre almeja evangelizar cidadãos do bem; aquele que sabe discernir entre a educação moral e ética. “O conhecimento em ação é o que gera transformação em uma sociedade globalizada, na qual vivemos hoje. A base [educacional] é que formará verdadeiros cristãos para a nossa sociedade.”

Professor Carlos Willians Jacques MoraisO segundo a falar foi o Professor Carlos Willians Jacques Morais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, sobre o tema Liberdade comunicativa e formação de opinião pública: aspectos ético-políticos. O profissional fez um resgate do que é ética, liberdade e falou da responsabilidade em que assumimos enquanto comunicadores da igreja. “O que regula a liberdade é o medo, a sensação do tornar público e da ação em ser responsável. Por isso, a liberdade requer responsabilidade, já que é a expressão da consciência do dever espiritual. Nada mais nada menos que fé”.

Para finalizar, Everton Barbosa, assessor de imprensa da Everton BarbosaArquidiocese de Maringá, completou a mesa falando sobre Análise crítica da mídia em tempos de crise, baseada nos direcionamentos do Diretório de Comunicação da CNBB. O jornalista chamou a atenção para a simbologia católica também nos ambientes compartilhados. “Precisamos tornar pública a nossa fé”.

Oficinas práticas

Oficinas

No sábado (24) os participantes do 1º Muticom se dividiram entre a Casa de Líderes e a Faculdade Campo Real para a realização de 9 oficinas práticas, dos mais variados temas, que serviram de auxílio para os agentes de PASCOM, que agora voltam para suas Arqui / Dioceses bem mais capacitados.

Para acompanhar a preparação e organização do 2º Muticom do Paraná acesse: www.muticompr.com.br ou www.facebook.com/muticomparanaense no Facebook. #MUTICOMPR

Aline Vonsovicz, jornalista voluntária da PASCOM da Arquidiocese de Curitiba.